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Tecnologia que aproxima condomínio e moradores
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Tecnologia que aproxima condomínio e moradores
2021-11-17 15:36:24

Com 7 anos de empresa, e mais de mil condomínios instalados, em 16 estados, o Myvillage surgiu depois que o sócio fundador, Sidney Haddad, ter passado por uma situação que o fez pensar sobre a importância de se resgatar o senso de comunidade nos conjuntos residenciais.

Ao enfrentar duas horas de fila no banco para poder resolver uma questão, descobriu, no momento em que foi atendido, que sua gerente morava no mesmo condomínio que ele. “Ao invés de ficar esperando mais um tempo até ter toda a documentação que eu precisava em mãos, ela sugeriu de ir até a minha casa logo depois do expediente, para que eu pudesse ler e assinar tudo com calma, otimizando meu tempo. Eu já morava naquela casa há três anos e não conhecia ninguém. Fiquei imaginando quantas outras demandas eu poderia resolver se conhecesse os vizinhos: de aula particular de inglês a manutenção de equipamentos, por exemplo”, recorda Sidney. “Eu trabalhava na IBM, naquela época. Natural pensar de que maneira a tecnologia poderia contribuir para trazer de volta esse senso de comunidade.”

De lá pra cá, muita coisa aconteceu. A administração de condomínios, antes voltada exclusivamente para o dia a dia do trabalho do síndico e da administradora, passou a levar em consideração a segurança e a comodidade dos condôminos. “Um exemplo é a gestão das encomendas: se antes elas eram entregues na porta do morador, hoje é preciso uma  gestão eficaz, sob o risco do condomínio enfrentar transtornos que podem gerar processos judiciais”, revela o executivo. 

Para desconstruir a ideia de que é difícil trazer facilidades para a vida do morador, surgiu o Myvillage: um sistema que desenvolve soluções inteligentes de tecnologia e comunicação para o condomínio e unifica a comunicação entre os diferentes sistemas. “Nosso foco é oferecer tecnologia inclusiva em todas as áreas do condomínio, a partir da Internet das Coisas (IoT). Em outras palavras, damos todo suporte necessário para a implementação de soluções em condomínios: de consultoria sobre os melhores equipamentos do mercado e como integrá-los aos diferentes sistemas a treinamentos para que a solução seja aproveitada em sua totalidade”, garante Sidney.

Condomínio do futuro

Um exemplo de como o Myvillage funciona é na própria gestão de encomendas: com o aumento das entregas de encomendas e eventual ausência de funcionários na portaria, ter um sistema automatizado que elimina a necessidade de contato físico entre morador e entregador é de fundamental importância para o condomínio. O funcionamento é simples: o entregador, ao chegar no condomínio, acessa uma tela semelhante ao de um caixa eletrônico de um banco, escolhe o apartamento, seleciona um dos armários para colocar a encomenda e deposita o produto. Ao fechar a porta, recebe um comprovante de entrega que vale como assinatura para Correios e transportadora. Ao mesmo tempo, o morador recebe uma notificação pelo aplicativo Myvillage. Para retirar o produto, basta fazer o reconhecimento facial – não há necessidade de chave, celular ou QRCode. “Normalmente os condomínios contratam uma empresa para entregar a solução de armário inteligente e depois contratam uma empresa para fazer o controle de acesso. Cada uma vem com um aplicativo. Nós integramos as duas soluções em um único app, com menor custo para o condomínio, mais comodidade e conforto para o morador.”

A tecnologia do Myvillage  também pode ser aproveitada para detectar a presença de pessoas em determinados espaços, ligar e desligar aparelhos de ar condicionado e iluminação das áreas comuns, e até para notificar a equipe de limpeza para checar determinadas áreas, em momentos de maior circulação de pessoas. 

“O mesmo poderia acontecer com os elevadores”, sugere Sidney. “Com o reconhecimento facial, o elevador já reconheceria o cadastro do morador e o levaria diretamente para o seu andar, sem necessidade de apertar o botão.”

Compras coletivas

Outra facilidade do Myvillage é o conceito de market place: ao reunir diferentes fornecedores para atender o condomínio, o morador não precisaria sair de casa para realizar atividades cotidianas, como comprar pão na padaria ou lavar o carro. “Serviços recorrentes podem ser oferecidos, desde que cadastrados no Myvillage, e até pagos via aplicativo, facilitando a vida do morador: serviços de pet, entregas de cestas de frutas e verduras e até  lavagem de carro podem ser oferecidos a preços acessíveis porque funcionam como compras coletivas e recorrentes.”  

Outra facilidade do Myvillage que o executivo aponta como facilidade imprescindível para o síndico é a confirmação de leitura de qualquer mensagem enviada por ele, seja por e-mail ou aplicativo. “Por causa deste relatório de confirmação de mensagens, conseguimos ajudar o condomínio a ganhar processos judiciais”, afirma Sidney.

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Soluções Personalizadas

A capacidade de inovação da Myvillage está em seu DNA.

A cada novo cliente, a equipe Myvillage se reúne para desenvolver a solução adequada para cada uma de suas demandas, de forma personalizada e com todos os recursos que a tecnologia permite.

Do controle de acesso à gestão de encomendas, é qualidade sem limites.

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